História e Clima

Os Romanos atribuíram a Monchique o seu nome (Mons Cicus) e construíram as termas das Caldas de Monchique, mas existe evidência de que a zona foi povoada desde a Idade da Pedra; Ferramentas Pré-históricas e numerosos 'dolmens' provam uma ocupação precoce desta região pelo homem.

 

Pouco se sabe da história de Monchique até a sua elevação a Vila pelo rei D. José em 1773.

 

A maior parte dos arquivos da vila foram perdidos no terramoto que destruiu Lisboa em 1755, embora sabe-se que vários Reis e Rainhas de Portugal visitaram Monchique desde a Idade Média para beneficiar das águas medicinais. Sabe-se também que durante a ocupação do Algarve pelo Mouros, Monchique fazia parte das defesas da sua capital Silves (Xelb): Existem contas dos cruzados sobre uma fortaleza em Monchique (o Castelo de Nave), embora a localização exata desta fortaleza já não se conhece...

 

No princípio do século, podia-se considerar Monchique como um centro importante, tendo tribunal próprio, universidade, jornais, um convento, etc... e até um casino nas Caldas! Desde lá, a população decresceu e envelheceu devido a pressões económicas e a atração dos jovens para o turismo da costa. Mas esta tendência parece estar a inverter-se pouco a pouco graças à nova geração de residentes que procuram o ambiente intacto que Monchique pode ainda oferecer.

 

O Tempo em Monchique   

 

Temperatura: Embora nos pontos mais altos da Serra de Monchique (Foia 902m.) pequenas quantidades de neve podem cair de vez em quando, as temperaturas são normalmente moderadas, sendo a mínima a volta dos 12ºC. no Inverno, e dos 25ºC. no Verão. Em média, num ano, são 74 dias nos quais a temperatura máxima passa dos 25ºC.

 

Chuva: A maioria da chuva (84%) cai entre Novembro e Abril, com um máximo em Janeiro (250mm). Em contrapartida, de Junho a Setembro, só chove 2% do total anual.

 

Ventos: O vento e geralmente moderado, predominante do Noroeste, e de vez enquanto do Sul.

Share